Revisitando a história da educação popular no brasil: em busca de um outro mundo possível
dezembro 19, 2018
Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira
Eduardo Tadeu Pereira
RESUMO:
Por meio da retrospectiva histórica da Educação popular no Brasil, o presente artigo
pretende reafirmar seu papel transformador do contexto de globalização da exclusão, no
qual vivemos atualmente, pois se acredita que a Educação popular pode reacender a
“chama da esperança” nas classes populares. Esta análise se inicia no final dos anos 40,
período em que os ideais democráticos se expandem pela sociedade brasileira, passando
pelos anos 50 e 60, quando surgem as ideias de Paulo Freire, que deram origem ao trabalho
da Educação popular e que, mais tarde, se transformariam em um marco nas ideias
pedagógicas no Brasil e no mundo. Foram também analisados os movimentos de
resistência nos anos 70, o retorno à mobilização popular nos anos 80 e as consequências
das políticas neoliberais instaladas no Brasil nos anos 90. Identifica-se, por fim, o novo
cenário do século XXI, que apresenta à Educação popular seus desafios e a possibilidades
neste tempo de transição paradigmática: trata-se de reacender a “chama da esperança”,
resgatando a participação social das classes populares, rumo à construção de uma
sociedade mais justa e mais humana.
Palavras-chave: Educação popular, história da Educação, Paulo Freire, Boaventura de
Sousa Santos.
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