Como uma onda no mar: o jogo de forças entre regulação e emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação em Sorocaba - São Paulo
dezembro 19, 2018
Dulcinéia de Fátima Ferreira
Maria Carla Corrochano
Ana Paula Souza Brito
Debora Bergamini
Flávia Ginzel
Caio Rennó José
RESUMO:
O presente artigo tem como objetivo central realizar
uma discussão em torno do jogo de força entre a
regulação e a emancipação no processo de
construção do Plano Municipal de Educação na
cidade de Sorocaba. Mobilizados por um cenário
político no qual forças conservadoras colocam em
risco a nossa jovem democracia, buscamos discutir,
à luz da perspectiva freireana, as possibilidades que
nascem a partir de movimentos de participação
democrática, tendo como foco de nosso estudo a
emergência do Fórum Popular de Educação de Sorocaba. Através da análise do processo
antidemocrático conduzido pelo executivo
municipal e pelo Conselho Municipal de Educação
durante a elaboração do Plano, identificamos que
mesmo em um momento político marcado pelo
autoritarismo e pela falta de diálogo, surgem forças
contra-hegemônicas capazes não somente de
resistir, mas de criar novas formas de participação,
como a experiência cristalizada na constituição do
Fórum Popular de Educação.
Palavras-chave: Educação. Democracia. Plano
Municipal de Educação. Fórum Popular de
Educação.
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