A politicidade da educação
dezembro 19, 2018
Inicio esta escrita bastante inquieta... Vivemos um cenário
bastante turbulento e sombrio... Um tempo em que a
intolerância, o preconceito e a redução de direitos
conquistados parecem que vão se naturalizando...
É assustador ver como, no mês que comemoramos o dia das
crianças e dos professores, o governo do Estado de São
Paulo anuncia o fechamento das portas de mais de cem
escolas como parte de uma tal reestruturação da rede...
Pesquisando na grande imprensa podemos encontrar as
seguintes manchetes: "Pais, professores, diretores e alunos
temem fechamento de mais de cem escolas em SP";
"Alunos de SP são informados sobre fechamento de escolas
estaduais"; "Mais de 1 milhão de alunos da rede estadual de
SP serão transferidos".
Vivemos tempos difíceis... A democracia corre sérios riscos
de vida!
Só no ano de 2015 pudemos acompanhar diversos
acontecimentos que explicitam a urgência de recuperarmos
o debate em torno da politicidade da educação.
No âmbito municipal pudemos acompanhar o modo autoritário como
vereadores e o governo municipal vetaram a proposta de
Plano Municipal de Educação, elaborado coletivamente por
toda comunidade de forma democrática e participativa.
São aqui poucos exemplos que nos confirmam que o mundo
em que vivemos "não é um produto natural nem criação de
Deus, ele só pode existir por meio da política, que em seu
sentido mais amplo é, (...) o conjunto de condições sob as
quais homens e mulheres, em sua pluralidade e sua
absoluta diferença, convivem e se aproximam para falar em
uma liberdade que somente eles podem mutuamente
conceber e garantir" (KOHN, in ARENDT, 2013).
Vivemos em um território de disputas de forças. Neste lugar
não existe neutralidade. Ausentar-se do debate político é
favorecer um modo de pensar e de se fazer política.
Mesmo não sendo especialista em Ciência Política, arrisco
dizer em poucas palavras que a política não está relacionada
apenas aos políticos como deputados, vereadores ou
governos.
A palavra política, embora bastante desgastada,
tem relação com a Grécia antiga. Conforme a filósofa Marilena Chaui (2001) POLITIKA está relacionada a
pensarmos questões que são de interesse publico,
publicamente. Podemos dizer que a nossa vida em
sociedade é um exercício político, pois precisamos pensar e
decidir juntos o modo como vivemos e como desejamos
viver.
É importante ler a realidade, compreender o que se passa no
campo do invisível nas políticas de subjetivação que,
atuando sobre nossos corpos, produzem subjetividades
conformadas, pessoas "com a vontade enfraquecida, a
resistência frágil, a identidade posta em dúvida, a
autoestima esfarrapada" (FREIRE, 2000c, p. 47).
Foi lendo a Pedagogia do Oprimido, nos anos 80, que
compreendi que a educação "não sendo fazedora de tudo é
um fator fundamental na reinvenção do mundo" (FREIRE,
2000, p.14). A educação carrega em si a possibilidade da
gestação do novo.
A meu ver o cenário atual nos convida a dialogarmos sobre a
indissociabilidade entre Política e Educação e a
repensarmos nosso papel no mundo.
"É preciso e até urgente que a escola se vá tornando um
espaço acolhedor e multiplicador de certos gostos
democráticos como o de ouvir os outros (...), o da tolerância,
o do acatamento às decisões tomadas pela maioria a que não
falte contudo o direito de quem diverge de exprimir sua
contrariedade. O gosto da pergunta, da crítica, do debate"
(FREIRE, 2000, p. 89).
É preciso saber por que, para quem educamos... A favor de
quem, contra quem atuamos no mundo... Estas são apenas
algumas palavras... A reinvenção do modo como temos
vivido dependerá das escolhas políticas que fizermos...
Título original: "Em tempos que
o governador opta por fechar escolas, reafirmamos a
politicidade da educação"
A politicidade da educação 26/10/15 ARTIGOS Jornal Cruzeiro do Sul
http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/649971/apoliticidadedaeducacao
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