Sociologia e movimentos sociais: mapeamento do ensino na região de Sorocaba-SP
dezembro 19, 2018
Marcos Francisco Martins
Maria Carla Corrochano
Viviane Melo de Mendonça
Kelen Christina Leite
Dulcinéia de Fátima Ferreira
CNPq-CAPES
RESUMO
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa
realizada entre 2015 e 2016, que procurou conhecer
como os movimentos sociais são abordados pela
disciplina de Sociologia nas escolas públicas
estaduais de nível médio da região de Sorocaba/SP,
por meio de uma metodologia bibliográfica,
documental e de campo. Na primeira e segunda
partes, são abordados o ensino médio, os
movimentos sociais e a presença da Sociologia no
currículo estadual. Na terceira, são exibidos e
analisados os dados colhidos por um questionário
aplicado a oito professores. As conclusões destacam
iniciativas para superar dificuldades identificadas
pela pesquisa, referentes ao processo de formação
dos docentes de Sociologia, à prática em sala de aula
que desenvolvem sobre os movimentos sociais, os
materiais didáticos empregados e a participação dos
movimentos no planejamento e nas aulas em
discussão.
Palavras-chave: Sociologia. Movimentos sociais.
Ensino de Sociologia. Ensino médio.
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